História da Cooperativa

Somos uma entidade criada e mantida pelo próprio setor circense. Nosso objetivo é fortalecer o trabalho do artista que ao longo das décadas, vem resistindo, criando e recriando a arte milenar do circo. Nós pensamos, organizamos e abrimos novos caminhos para políticas públicas na área. Contamos hoje com quase 500 cooperados espalhados por todo o país.

Em janeiro de 2006, realizou-se a primeira ação da Cooperativa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Durante quinze dias, vinte e cinco grupos apresentaram-se em duas lonas que foram montadas em dois bairros distintos da zona oeste. O sucesso do Evento foi a alavanca para outras produções junto a essa secretaria. Entre elas as edições do programa o RECREIO NAS FÉRIAS, onde trinta grupos realizam duzentas apresentações para um público estimado de trinta mil crianças na periferia da cidade. Foi criado junto à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – Coordenação do Memorial da América Latina – o projeto PANORAMA PAULISTA DE CIRCO, onde vinte e oito trupes, das mais variadas linguagens e estilos (somando mais de 160 artistas), apresentaram-se para um público de mais de dez mil pessoas. Esta, que foi considerada a primeira mostra de Circo no Estado, revelou e consolidou a imagem da Cooperativa conquistando espaço na mídia e respeito do público e da crítica. Participou no programa FÉRIAS EM SAMPA, um projeto da Secretaria Municipal de Esportes, no qual cento e trinta cooperados realizam oficinas e espetáculos em dez bairros da cidade, durante doze dias.

Em 2007, foi realizada no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, com enorme sucesso de público, a segunda edição do mega Evento anual intitulado PALHAÇARIA PAULISTANA,incorporado ao calendário cultural do município através de uma parceria com a Secretaria de Cultura do Município, sendo que nesta edição, além de reunir 120 artistas nacionais houve também a presença de dois palhaços do Circo Norte americano RINGLING BROS ministrando oficinas e apresentando espetáculos.

Ainda em 2007 realizou-se o CIRCO CIRCUITO em parceria com o SESC Interlagos em uma lona montada, nesta unidade, por dez dias onde foram realizadas oficinas, espetáculos e outras atividades circenses para um público de mais de 10 mil pessoas. Além disso, graças às oficinas de produção cultural e elaboração de projetos, inúmeros grupos da Cooperativa foram contemplados com o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo da FUNARTE e com os PAC’s do Estado de São Paulo.

A partir deste início bem sucedido, nossas atividades foram ganhando cada vez mais extensão e reconhecimento ao longo destes seis anos de existência. Só no ano de 2011 conquistamos junto aos nossos cooperados um montante no valor de 905 mil reais em prêmios, incluindo Carequinha, Funarte nas Ruas, Procultura e Proac. Ainda, para fechar o ano, a Cooperativa Brasileira de Circo foi contemplada no prêmio Iberescena. O projeto “VI Panorama de Artes São Paulo”, cadastrado no módulo Apoio a Redes, Festivais e Espaços Cênicos para Programação de Espetáculos receberá o subsídio no valor de 15mil euros para viabilizar ações de fomento, intercâmbio e integração cultural.

Leia o histórico completo da cooperativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s